Tanto as leis nacionais quanto um número crescente de recomendações supranacionais prescrevem limites de emissão por motivos de saúde pública. Objetivo é monitorar e controlar os níveis crescentes de poluição.
A Monitorização Online permite monitorizar a variação diurna de diferentes parâmetros físico-químicos, bem como detectar ocorrências de descargas episódicas de fontes poluidoras (tanto industriais como municipais).
Condições climáticas extremas (temperaturas altas e baixas, alta umidade, inundações), pouca ou nenhuma fonte de alimentação e operação remota são apenas alguns dos desafios em aplicações ambientais. Um sistema de monitoramento deve ser configurado de forma inteligente para garantir uma operação suave e econômica.
Bem projetado desde o início com uma instalação robusta das sondas, o sistema também pode ser operado em estações não tripuladas. Para garantir um fornecimento eficiente de energia, as estações podem ser equipadas com painéis solares ou baterias.
A manutenção pode ser reduzida a quase zero, pois não são utilizados consumíveis ou produtos químicos e a limpeza é feita automaticamente. Finalmente, ao enviar os dados de medição automaticamente para um banco de dados central, os custos de visita aos pontos de medição (muitas vezes muito remotos) são mantidos baixos.