O principal objetivo da recolha e tratamento de diversas águas residuais é a redução da carga poluente lançada nas águas naturais. Esta tarefa deve cumprir várias diretrizes definidas nos regulamentos oficiais de emissão e imissão.
Outro objetivo é manter os custos associados à coleta e tratamento de águas residuais o mais baixo possível. Devido aos esforços contínuos para melhorar a qualidade das águas naturais e os esforços permanentes para otimizar a eficiência do tratamento de águas residuais, os requisitos para a tecnologia de processo e para o controle de qualidade das emissões são cada vez maiores.
Portanto, estações de monitoramento confiáveis que fornecem dados contínuos em tempo real são um componente essencial no tratamento de águas residuais - tanto para o controle dinâmico do processo quanto para o monitoramento contínuo da água descarregada.
Na gestão de águas residuais municipais e industriais, as estações de monitoramento s::can estão em uso há muitos anos. Seus padrões de qualidade tecnológica e metodológica estabeleceram novos limites em relação ao desempenho da medição e muitas vezes abriram oportunidades completamente novas para o tratamento de águas residuais.